Sunday, March 25, 2007

Sonhos

Existem vários jeitos de se pensar “sonhos”. Tem o sonho de quanto tu dormes e o teu cérebro continua funcionando, mas essa é muito no ponto exato para mim, prefiro aquele mais figurado de tu sonhares só o que queres sonhar. Mas, como tudo, há uma controvérsia. Por exemplo, o sonho de uma amiga minha, que sonhou que eu e outro amigo estávamos andando de skate e aparecendo na MTV. É claro que eu nunca vou aparecer na MTV. Muito menos andar de skate, mas não custa sonhar, não é mesmo? Vai ver a Tani queria ver eu e o Douglas fazendo manobras radicais ou ver a Debulle na televisão.


Existem pessoas que não deixam o sonho vir aleatoriamente, gostam de, antes de dormir pensar no que vão sonhar. Às vezes eu me encaixo nesse grupo, às vezes não. Nesse grupo se encaixam as pessoas apaixonadas, que querem sonhar com a pessoa amada e se esforçam o máximo possível para sonhar com ela.

Os sonhos, em uma abordagem psicológica, são uma representação exata do nosso interior e se estudados corretamente podem ser um método de conhecer o psicológico da pessoa, fazendo assim, uma “fotografia” do inconsciente. Para os psicólogos, os sonhos têm uma linguagem própria, os símbolos. Não aqueles símbolos de “dicionários de sonhos”, vendidos em bancas de revistas, para eles, esses dicionários contradizem o entendimento de um sonho. Para eles, para entendermos sonhos, temos que primeiro entender os símbolos.

Temos também uma parte mais “seca” de ver os sonhos, a parte médica. Alguns neurocientistas consideram o sonho apenas um “tráfego” de informações que servem apenas para deixar o cérebro em ordem. Mas, eles não explicam peculiaridades dessa teoria, como por exemplo, Paul McCartney ter sonhado com uma melodia, depois acordou e compôs “Yesterday”.

Existem pessoas que pensam muito antes de dormir e por isso não sonham, como, por exemplo, minha amiga Cecília. Essas podem, ou por pensarem demais pegarem no sono rápido e por isso não sonharem, ou então não sonhar por outro motivo. Ou nenhuma das duas.

Outras não se lembram dos próprios sonhos, tendo apenas um grande “preto” enquanto dormem. Essas devem ter algum problema e devem procurar um médico. Eu que não quero ser o médico. Ou então nunca sonharam algo realmente marcante para ser lembrado.

Algumas não sonham, têm pesadelos. Essas podem estar estressadas demais por qualquer motivo, seja ele trabalho, problemas familiares, amorosos, etc. Outras dizem ter pesadelos para parecerem dark

Eu acredito que os sonhos são fotografias do nosso emocional, se tu estas apaixonado, vais sonhar com a pessoa amada, se tu estas estudando muito, vais sonhar que estas estudando. Claro, não leve isso ao pé da letra, às vezes tu sonhas aleatoriamente, como sonhar que ganhou um ingresso pra um show da Cachorro Grande em Belo Horizonte em um jogo de sinuca.

Anexo: “Os sonhos retratam uma realidade projetada pelas pessoas e por isso invadem o psicológico delas, porque os sonhos não passam de pensamentos ilustrados e, às vezes, até mesmo sentidos. Ou seja, “fotografam” uma realidade vista só por aquela pessoa”

Cecília Cordeiro

5 comments:

  1. Anonymous1:45 PM

    eu sei que sonho muito mais acordada do que dormindo...
    e confundo com a realidade...
    tenho lembranças que foram sonhos, elas não aconteceram! mas eu lembro como se tivesse acontecido, de tudo!

    como tu sabe sonho umas coisas sem noção, acho que é quando vou dormir agitada sem pensar sobre algum assunto específico. mas se eu penso muito em algo antes de dormir geralmente sonho com tal. espero que tenham significado mesmo, porque na maioria das vezes são sonhos legais.

    eu sempre acordo do sonho e demoro uns minutos até processar que era um sonho, de tão real. as vezes é assustador. sabe o asilo perto da igreja luterana aqui do centro? aquele prédio enorme, velho e lindo? eu vivo sonhando que vôo ali em cima o_o~

    mas eu to viajando já...
    belo assunto
    escreve bem...
    tem futuro...

    quero o livro da mafa viu :*

    ReplyDelete
  2. Anonymous2:29 PM

    Anexo: “Os sonhos retratam uma realidade projetada pelas pessoas e por isso invadem o psicológico delas, porque os sonhos não passam de pensamentos ilustrados e, às vezes, até mesmo sentidos. Ou seja, “fotografam” uma realidade vista só por aquela pessoa”


    Cecília Cordeiro



    Caraca, até eu ver o "Cecília Cordeiro" ali eu jurei que fosse um texto da Wikipédia.

    HDUSAIHDISAUDSAHSA

    valeu ou não ter te bloqueado? :D

    ReplyDelete
  3. Anonymous2:33 PM

    Faaaaaala sério, eu só disse o que tu disse em menos palavras. E porque eu fiz isso, pra te humilhar?

    Não não... :D

    Não foi nem uma resenha, foi um anexo mesmo que não passou de uma cópia barata desse teu texto científico-mental-power.
    Tá, eu gostei <3

    Te disse que teve uma hora ali que tu te enrolou, não soube colocar nas tuas palavras o que a Wikipédia (bendita seja!) te informou sem parecer copioso ou chato demais.

    Mas o resto tá deeez.
    Tá tipo pra escutar Fito Páez (?) enquanto lê.

    E, lógico, como sou a protagonista da trama sonhadora, lá vai minha nota:

    *tambores*

    -> 9,73 :D:D:D:D

    ReplyDelete
  4. Anonymous2:40 PM

    Eu nem sei mais o que sonho. Não sei meeesmo.
    São tantas coisas que eu penso ANTES de dormir, fico fazendo histórinhas e planejando um futuro remoto ou não... que eu acho que esqueço do que sonhei, se esse sonho não apresente influência x em mim...
    E isso até que é bom, é como se eu gastasse minhas energias antes de começar a sonhar... é bom porque eu mesma "escolho" o que pensar, lógico, somos nós mesmos que pensamos e escolhemos o que pensar. Então, moral da história?
    Quando um sonho é realmente bom, aah mermão... esse pode ficar por anos à fio e vir a ser repetido.

    Podias falar sobre sonhos repetidos e até sobre ter que procurar ajuda de um especialista por demasiada influência de um sonho (o que já aconteceu comigo :O)... é eu tenho problemas :| Seria legal um "Sonhos 2"

    =D


    se precisar de conselhos online é só chamar, Don Leon.

    DHIUSAHDASUIDHASD


    Anexo: NÃO METO PAU NOS TEUS TEXTOS, TENTO TE AJUDAAAAAAAR >.<

    ReplyDelete
  5. Anonymous7:04 PM

    Meus sonhos são bizarros demais! Tanto os de quando to dormindo quanto os que passam pela minha cabeça.
    Eu rezava pra não ter sonhos ruins (e é sério isso) de tão assustadores que eles eram!

    ReplyDelete