Tuesday, January 28, 2014

Procura-se espaço

O poeta Rogério Nascente, conhecido pelo blogCertas palavras, lançou este mês, com distribuição gratuita, fascículo homônimo não apenas com textos seus, mas também produções de outros escritores, compondo sete das oito páginas da publicação - a última foi dedicada à biografia da poeta brasileira Cora Coralina e crônica escrita por ela. O lançamento coloca os olhares literários focados nas produções coletivas, feitas por pessoas que, além de terem algo em comum a dizer, encontram as mesmas vocações, sonhos e dificuldades.

Esse não é o primeiro trabalho de Nascente acerca da publicação literária feita de forma comunitária. Em 1997 ele produziu o Mural do Sul, jornal que tinha como objetivo colaborar para a fomentação da literatura por aqui. O parceiro Paulo Cezar Lisboa das Neves, que diagrama a versão impressa do Certas palavras, o acompanhou também na parte gráfica do projeto anterior.
A primeira edição do fascículo, lançada este mês, ainda é composta à base de convites feitos por Rogério a escritores amigos do país inteiro. A partir de fevereiro, porém, a ideia é que interessados procurem o poeta para terem seus textos publicados. Caso aconteça de o número de textos enviados ser maior do que o de páginas, os últimos a serem enviados serão guardados para o próximo mês. Não haverá uma seleção, pois, segundo Rogério Nascente, este não é o objetivo. “Ficar analisando se tal texto é bom o suficiente para entrar não me parece justo. A ideia é a divulgação. O leitor que acaba fazendo isso. Gosta mais de um autor e passa a acompanhá-lo”, diz, destacando ainda a característica de continuidade trazida pelo formato. “Será uma publicação mensal. Assim dá pra ir guardando até formar uma espécie de livro.”
O exemplo
Curitiba parece ser um bom espelho quando o assunto é produção literária comunitária. A cidade tem, pelo menos, seis publicações em atividades voltadas para a fomentação da literatura e a criação de espaços para a produção literária: RascunhoArte & Letra: EstóriasJandiqueCândidoMapa e o jornal RelevO.
O editor Daniel Zanella, que também escreve para o jornal, destaca a maior facilidade de impressão hoje em dia, se compararmos com 20 anos atrás. “Há mais gráficas e os custos são estáveis”, diz.
RelevO chegará em breve à 50ª edição com média de 50 escritos recebidos por mês. Sua “montagem” é feita em conjunto. Zanella faz o processo final de escolha dos textos a serem publicados. O editor-assistente, Ricardo Pozzo, sugere textos de autores de seu gosto ou que lhe tenham sido enviados, trabalho que também é feito pelo revisor Mateus Ribeirete.
Convergências
Assim como o Certas palavras do pelotense Rogério Nascente, não há um fim lucrativo. “Todos trabalham em regime de gratuidade. Eu mesmo nunca me remunerei através do jornal. E não aceitamos financiamento público, todos os nossos recursos advêm de pequenos empresários e anunciantes”, comenta Zanella. O fato de não ser focado no lucro, porém, traz dificuldades para o jornal, como a mensal tensão de não saber se ele conseguirá ser rodado. Por isso, o trabalho em conjunto dos envolvidos é ainda mais importante. “Os autores auxiliam muito na divulgação”, afirma o editor, que vê no feedback diverso recebido através da circulação mensal - três mil exemplares - a grande recompensa.
Também há semelhanças no objetivo. RelevO surgiu em agosto de 2010 como jornal destinado a dar espaço a cronistas e acabou se tornando um espaço para múltiplas vozes - contistas, poetas, romancistas, fotógrafos e ilustradores - de Curitiba e região. Porém, Zanella ressalta que o potencial de expansão trazido pelos meios digitais possibilita que a publicação chegue a lugares inimagináveis. “Nos últimos três meses, por exemplo, publicamos cinco autores de Manaus, um que foi indicando o outro.”
Rogério Nascente diz: “É uma satisfação ter o trabalho publicado”. E as oportunidades surgem. Os escribas interessados podem mandar suas produções para os dois projetos: para o Certas palavrasatravés do e-mail blogcertaspalavras@gmail.com e jornalrelevo@gmail.com para o RelevO.

No comments:

Post a Comment