Thursday, February 15, 2007

A supremacia dos Strokes no cenário musical mundial

É impossível você nunca ter visto na rua algum guri de uns 15, 16 anos com um cabelo meio bagunçado, uma jaqueta jeans, uma cara de sono. Tipo Strokes.

Isso se explica pelo sucesso de público e de crítica que a banda americana tem feito desde que lançou hit “Last Nite” e foram considerados “a salvação do rock”. O fato é que os Strokes fazem um som chamado “indie” que é um estilo musical que não é feito especificamente para vender, mas acaba vendendo. Muito.

Para entender do que se trata estilo que a banda de Julian Casablancas se encaixa é preciso enumerar dois tipos de indie

1° - Indie crente: Um bando de rapazes de camisa pólo listradas verticalmente, com um cabelo arrumado curtinho e uns óculos. Fazem um som parecido com o BritPop, temos como exemplo o Weezer.

2° - Indie Bêbado: Um bando de rapazes de jaquetas de jeans, all star sujo, cabelo desleixado bastante ensebado e cara de bêbados. Fazem um som alternativo, cru, temos como exemplo os próprios Strokes.

Essa definição dos indies foi só para ressaltar onde está o pote de tesouro dos Strokes. Está exatamente na bebida, no cabelo desarrumado e nas guitarras mal feitas(pegue como exemplo os Arctic Monkeys), isso encanta os jovens, público que mais aprova o som deles. Está no som cru, que é o que o jovem alternativo, que não se escala em nenhuma tribo procura e acha no som dos Strokes.

Outro triunfo dos Strokes é, mesmo sendo uma banda de muito sucesso, não entra em paradas de sucesso, coisa que os preserva e preserva seu respaldo com os fãs de mais tempo, coisa que não aconteceu com bandas como Cachorro Grande e outras, que foram descobertas por outras tribos e assim como ganharam vários outros novos fãs, foram perdendo sua credibilidade com seu público mais antigo.

Uma coisa que chama muita atenção nos Strokes, que já foi citado acima é o quão o público alternativo se identifica com a banda. Um jovem no cabeleireiro não fala mais “quero meu cabelo diferente”. Não, ele fala “quero meu cabelo bagunçado, tipo Strokes” imediatamente o profissional faz o corte do jeito que o cliente pediu, pois já sabe como é o corte “tipo Strokes”. Quando uma banda começa a fazer sucesso apenas pelos “rostinhos bonitos” dos membros, logo se fala “ah, tipo os Strokes!” e por aí vai.

Também é de se destacar o público mais velho, que gostava do som dos Beatles, dos Rolling Stones e por aí vai, muitas pessoas falam “ah, a banda de uns amigos meus toca uns covers bons!” e a outra pessoa responde “ é mesmo? Que bandas?” logo vem aquela resposta clássica “ah, Beatles, Stones, Strokes” acho que depois de décadas sem artistas parecidos com esses clássicos os Strokes foram os únicos que fizeram sons parecidos e aprovados pelo público fã de bandas dos anos 60 e 70.

Os Strokes são, com certeza a melhor banda dos anos 00, tanto por fazerem um som diferente, como por conseguirem desviar de rótulos, modinhas e outras coisas do gênero e por, definitivamente, ter seu próprio estilo.



Nota do autor para o texto de 0 a 10: 8

1 comment:

  1. Anonymous7:17 AM

    CARALHO!!!! OLHA O PLÁGIO, LEON!
    esses dias falei tudo isso com quase as mesmas palavras pro Duda!
    AHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHA

    uma comunidade que um amigo criou resume o texto: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23650523

    beijo ;*

    ReplyDelete