Friday, January 11, 2008

Liberdade!

Há muito tempo sofro com as redações no colégio. Não que eu não goste de escrever, apenas me sinto limitado com os temas propostos. Por isso trago a vocês uma proposta a ser levada às suas instituições educacionais: Redação livre. Tá certo que o principal propósito da disciplina "Redação" nos colégios é preparar o aluno para fazer um bom trabalho no vestibular, mas nem que fosse um redação livre por trimestre, iria ajudar o vestibulando a ter suas ideias bem organizadas na cabeça, pois deixaria-o bem mais relaxado na hora da prova do vestibular.

Assim como os desenhos livres tinham como principal função exercitar a criatividade das crianças, as redações livres poderiam ter o mesmo efeito com os adolescentes prestes a enfrentar um vestibular, já que a originalidade é um dos pontos mais avaliados e também um dos mais raros de se encontrar no mesmo. Todos sabem que pelo menos 70% dos jovens não gostam de escrever. Acham chato, ou algo assim. Nunca pararam para perguntar o porquê disso? É claro que é o fato do tema ser proposto. Se o tema fosse livre, o jovem teria muito mais prazer em escrever.

Redação livre. Leve essa ideia adiante. Faça seus textos do jeito que quiser e não se importe se no seu colégio acharem eles ruins. Há quem goste! Mande para mim que vou adorar!

8 comments:

  1. já discutimos essa ideia via msn, e sabes que concordo contigo.
    apoiado companheiro
    cruj cruj cruj
    tchau

    ReplyDelete
  2. Anonymous7:58 PM

    ''Todos sabem que pelo menos 70% dos jovens não gostam de escrever. Acham chato, ou algo assim. Nunca pararam para perguntar o porquê disso? É claro que é o fato do tema ser proposto.''

    Não. É por que nossos jovens são burros.

    (mas eu curto a idéia do tema livre)

    :*

    ReplyDelete
  3. A idéia não é ruim, mas perigosa. Por que então não escrever, sem compromisso, sobre o que se desejar? (como, acredito, você tem feito neste blog) Eu meio que concordo com a Tani, mas não diria que nosso jovens são burros, mas desinteressados.

    ReplyDelete
  4. fazer ao menos uma redação com tema livre iria abrir bem mais o horizonte dos estudantes. concordo com edison que devemos usar o "escrever fora da escola, sem compromisso" mas colocar isso dentro do ambiente escolar é mostrar pro aluno que a criatividade é importante para a vida profissional.
    quem sabe eu não viro professora de redação e coloco essas idéias em prática?
    beijão don

    ReplyDelete
  5. Bem... se o seu problema é escrever com tema específico e se sua preocupação principal é o vestibular, tente tomar o tema da redação como um "limitador" de sua liberdade como algo no mínimo interessante porque quando tiver liberdade para escrever - como neste blog - desenvolverá muito melhor suas habilidades. A propóstio... vc escreve bem!...

    ReplyDelete
  6. bons os comentários que fizeram aqui. embora eu concorde com algumas idéias e discorde de outras, não vou repeti-las, porque me soaria limitado, já que o tema é livre, hahaha. então: acredito que tema livre é bom, mas a limitação não deixa de ser algo interessante, também. veja bem: se tema livre é interessantíssimo por estimular a nossa criatividade, tema limitado é interessantíssimo por estimular o nosso raciocínio. por quê? porque se precisa organizar as idéias exatamente como eles querem. mas o que eles querem? obviamente, que estejas limitado. se stá implícito que não querem estimular a liberdade, também stá implícito que eles querem que organizes as tuas idéias conforme o que eles acham bom.

    funciona assim na sociedade também. note bem (discussão sociológica em blogs, hahahaha).

    ReplyDelete
  7. ah, sim, eu fui irônico, sim.

    ReplyDelete
  8. Anonymous9:34 AM

    [url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
    [b]Queres ganar dinero desde tu casa y buscas informacion[/b]
    Hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
    [b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]

    ReplyDelete