Saturday, November 03, 2007

Sobre os Hermanos

Faz muito tempo, eu tava vendo um clipe estranho de um show na MTV e a minha mãe falou: “Essa música deve ser boa, pena que não dá pra entender nada que esse cara fala”. Era o clipe de “O Último Romance”. Uns dois meses depois, ela me disse que queria em apresentar uma banda. Eram os Hermanos. Aí comprou o Ventura e se apaixonou. Mas eu não curtia muito, não.
No início desse ano, eu comecei a ouvir Los Hermanos bastante. Mas ainda não era a minha banda predileta. A voz do amarante, os teclados do Medina e as letras do Camelo não eram meus preferidos, mas era questão de tempo, e eu sabia. Hoje eu não vivo sem e comprei mais dois CD’s deles – o Ventura continua sendo meu predileto -.
É uma tarefa dificílima classificar os Hermanos em algum estilo musical. Rock? Nem peso tem direito! Samba? Não tem pessoas e nem instrumentos o suficiente. Mas pra quê classificar? Esse é o charme, a graça da banda. Se classificar, fica chato, perde a graça. As letras de amor bala de goma do Camelo, as de amor intelectual do Amarante, nada disso pode ser rotulado.
Muita gente diz: “Não gosto de Los Hermanos, Anna Júlia é um porre”. Anna Júlia é a primeira música de sucesso, não tem nada a ver com eles. NADA! E aí vem mais um fato interessante sobre eles. Quando essa música foi lançada, todos pensavam que seria mais uma banda de um hit só, mas, contrariando a todos – inclusive a mim, admito -, os caras lançaram mais três discos depois, se tornaram uma das melhores bandas do país – pra mim a melhor – e criaram uma legião de fãs pelo Brasil a fora. Essas pessoas que vêem os Hermanos só como Anna Júlia precisam é ouvir as outras músicas e não pensar que é apenas mais uma banda de um hit só.
O que mais em impressiona no Camelo é a doçura das letras e músicas, o jeito como as duas se encaixam perfeitamente uma na outra. O modo como “És perfume de rosa na mão” consegue ser cantado de um jeito que traz mais doçura ainda para a frase. O melhor do Amarante é, com certeza, a sua voz. É aquela coisa bêbada com sono, mas nada forçada. Aqueles “UUH UUHH AAH AAH” que tem tudo a ver com a cara dele, o jeito com que a voz, as roupas, a barba e as caras que ele faz se encaixam. E eu imito igualzinho! É algo inexplicável o meu amor pelos Hermanos!
Experimenta andar pelas ruas ouvindo as músicas deles. Se for um dia de sol e tu estejas com vontade de olhar pro céu e para as nuvens, ouve “O Vento”, se encaixa perfeitamente! Mais perfeito ainda é observar o movimento da rua através de um ônibus ouvindo “Conversa de Botas Batidas” – a minha predileta -. É impressionante, parece que eles estiveram no mesmo lugar, olharam para as mesmas coisas e, inspirados por aquilo, escreveram a música.
Todo mundo deveria conhecer Los Hermanos. Devia ser um direito universal. O cara nasce e logo ganha um CD deles. Certamente o mundo seria melhor. Seria mais feliz, alegre e saltitante. Seria mais bala de goma.

4 comments:

  1. Anonymous2:34 PM

    descreveu perfeitamente a sensação do que é ouvir Los Hermanos. é pensar que eles já estiveram ali e vivenciaram as mesmas coisas.

    eu também comecei a ouvir no início desse ano e me encantei pelas mesmas coisas... principalmente pela voz doce do camelo e pelas letras maravilhosas do amarante. e pela mistura de instrumentos que deixou tudo muito mágico e original.

    é bem isso meu camarada... os Hermanos são únicos.

    ReplyDelete
  2. eu me reencontrei com eles nas férias do ano passado, pierrot aca peixando em mim. etâ música massa.
    grudou mesmo na minha cabeça nesse ano. ouvi na mtv um troço assim: "as letras dos los hermanos falam sobre tudo aquilo que tu dizes pra namorada, mas tens vergonha de abrir pro resto do mundo. eles não têm essa vergonha". concordo com isso e esse é o motivo pelo qual as musiquinhas grudaram tão perfeitamente em minha vida, a qual é piegas, melosa, um docinho.

    ReplyDelete
  3. conheci los hermanos mesmo pelo meu pai, que escolheu como lema pra vida dele "o vencedor"

    bem coisa de socialista mesmo :p
    mas eu amo(a música e o pai)

    ReplyDelete
  4. "e se o tempo for te levar
    eu sigo essa hora
    pego carona
    pra te acompanhar"

    ainda bem que os los hermanos existem. e mais um domingo inteirinho ouvindo a voz do amarante e do camelo. (Y)

    ReplyDelete